23/07/2008

centenas (milhares?) de pessoas...brincam

Quando era nova queria ser uma jornalista para a National Geographic. Ser nómada. Na mais recente Fugas, revista do Público aos sabádos ficou- me na cabeça este momento descrito pelo reporter Manuel Carvalho, que viajou (ao convite de uma agencia, está certo mas ainda assim) de Moscovo até Pequim no comboio Trans-Siberiano.

...Datong não é uma cidade bonita, mas é uma cidade interessante. Fica a uns 400 quilómetros de Pequim, mas o turismo ou os hábitos estrangeiros ainda não chegaram a estas paragens-Datong é aliás, um daqueles sítios onde as crianças olham espantadas para os rostos ocidentais com que se cruzam.....

...Uma caminhada nocturna leva-nos a uma praça onde centenas (milhares?) de pessoas...brincam. Jovens e velhos, homens e mulheres. Cantam canções tradicionais, jogam à bola, lançam papagaios (com luzinhas, não estivéssemos nós na China), partilham pipocas, saltam à corda, correm uns atrás de outros. O espectáculo, terno e inocente, é comevedor. Seriam assim os modelos de convivência nas nossas cidades antes da televisão?

the kite runner

Sem comentários: