06/06/2007

michuda ou mixuda? (delightful culinary discoveries)

Já não trabalho no café (por muito minha pena) porque conheci pessoas fantásticas. A Mina (mãe da Rita) falou-me de uma receita que já vem da avó e provavelmente da bis -bis avó. Mixuda ou michuda (ela é da Beira Baixa)? Quente é uma especie de papa e frio sabe a aletria e arroz doce todo num mas com mais textura. Os americanos (como eu) chamariam isto comfort food.
Obrigada, Mina!
Cozer abóbora em pouca agua com pau de canela e raspa de limão. Desfazer a abóbora na mesma panela.
Numa taça dissolver farinha integral, aveia, maizena em leite.
Noutra demolhar tapioca em leite (5-10 min.).
Na panela em que a abóbora cozeu misturar tudo e adicionar açúcar mascavado e um pouco de manteiga. Misturar até ficar em papa. Deita-se num prato e povilha-se com canela e mel (ou maple syrup).
Pode ir ao frigorifico e depois servir como aletria!

14 comentários:

Anónimo disse...

Nham nham.
Quando me fazes disso?
SP

Rodrigues disse...

Hummmm... é a minha zona e nunca de tal ouvi falar...

Fui procurar no meu "Cozinha Tradicional Portuguesa", da Lourdes Modesto, e não encontrei! O_o

Tenho de descobrir...

saloia disse...

soon Sandra :)


Rosa..

antigamente faziam com o carolo da farinha de milho....agora a aveia (partida) da-lhe o trinco que o carolo dava antes. Pergunta a tua tia!



Mary

Anónimo disse...

vou experimentar....;-)

sara aires disse...

Uuuuiii! Arroz doce e aletria são só os meus doces preferidos... acho que este deve ser bombástico! Um pequenino reparo: açúcar mascavado.
E já não tiras "bica"?! O que andas tu a "cozinhar"?...
I'm curious!
;)

saloia disse...

~thank you

:)

♥ tm disse...

A minha mãe também faz "mixuda" mas a receita é um pouco diferente.... quando for possível envio-te a receita dela.
somos da beira baixa....

bjs

saloia disse...

ohhhh!!
QUE BOM!
obrigada Techmama..
ficamos a espera
mary

Tania Ho disse...

humm, com algumas das minhas coisas preferidas: abóbora, tapioca e açúcar mascavado. É de certeza delicioso, vou experimentar em breve :)

Anónimo disse...

Já fiz e está diliciosa!!!

Tens que me dar a receitra daquele bolo de laranja que fizeste...hummmm que bom!

beijinhos

Susana Pereira

saloia disse...

ahhh! que bom Susana :)

olha a receita do bolo aqui

também pode ser feito com limões.

bj
para todos

Mary

Anónimo disse...

obrigada mary

com limao deve ser tao boa, adoro limao
vou fazer e depois digo-te como saiu

beijinhos

susana pereira

Jane Alves disse...

É o prato preferido do meu marido, ele é da fronteira do Ribatejo com
Beira Baixa.
Eu faço com leite e maizena.Gosto de polvilhada com canela.
Abraços.

Jane Alves disse...

É o prato preferido do meu marido, ele é da fronteira do Ribatejo com
Beira Baixa.
Eu faço com leite e maizena.Gosto de polvilhada com canela.
Abraços.